Qualificação Profissional

Qualificação profissional é a preparação do cidadão por meio de uma formação profissional para que ele ou ela possa aprimorar suas habilidades para executar funções específicas demandadas pelo mercado profissional. Esta qualificação é utilizada como complemento da educação formal podendo ser aplicada nos níveis básico, médio ou superior. Sua carga horária vai depender da necessidade de aprendizagem. Seu objetivo principal é a incorporação de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços, por meio de processos educativos desenvolvidos em diversas instâncias (escolas, sindicatos, empresas, associações).

No mundo atual e globalizado que vivemos, o mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente, e a busca por uma colocação profissional não é mais uma questão de empenho ou de sorte, e sim de qualificação. A qualificação profissional deve ser vista como fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho, sendo ainda de suma importância aos que buscam manter a posição ocupada, alimentando chances reais de crescimento nas corporações, o que nos leva a crer que a medida que o tempo passa e o mundo evolui, muito além da experiência, adquirir e renovar conhecimento torna-se inevitável.

Oratória a Arte de Falar em Público

Uma comunicação eficiente e eficaz, autoconfiança para expor idéias, pensamentos, projetos, e ainda ter controle das emoções são requisitos no mínimo fundamentais para o crescimento profissional em qualquer área de atuação, sejam elas humanas, exatas, saúde, tecnologias e/ou ensino a distancia. Não dominar essas habilidades pode prejudicar sua performance e sua reputação tanto no ambiente profissional, pessoal ou social, uma vez que uma boa, ou melhor uma excelente comunicação faz toda a diferença em qualquer área profissional, bem como também influencia a maneira como você é visto por outras pessoas e o mercado de trabalho. Para isso, o curso de oratória vai proporcioná-lo a aprender na prática as melhores técnicas para falar bem em público, controlar o nervosismo, usar a entonação, os gestos e expressões corporais, o tom de voz e a postura correta, bem como fazer apresentações de alto impacto visual e marcante.

 

Benefícios que uma boa oratória permite:

  • Desenvolver uma comunicação mais assertiva e influente
  • Melhorar a postura profissional ao se comunicar
  • Ter presença em apresentações e cativar a platéia
  • Falar com confiança e transmitir credibilidade em público
  • Vencer o medo de falar em público
  • Criar apresentações envolventes e de alto impacto

Planejamento e Organização de Eventos

Planejar, organizar e avaliar diversos tipos de eventos governamentais e não governamentais, considerando diversos aspectos na atividade do planejamento e da organização de eventos.

  1. Contexto Geral dos Eventos
    • Conceito de Eventos
    • Objetivos dos Eventos
    • Tipos de Eventos
    • Parceiros de Eventos
    • Fases de Organização de Eventos
  2. Planejamento de Eventos
    • Check-list geral de planejamento
    • Resultados e gestão de recursos
    • Planejamento logístico em eventos
    • Tipos de Orçamentos
    • Divulgação
    • Alimentação, decoração e animação para eventos
  3. Elaboração de Orçamentos em Eventos
    • Análise de Custos e Proveitos
    • Contratar Fornecedores
    • Briefing para eventos
    • Cálculo de Margens
    • Controlo do Orçamento
    • Apresentação do Orçamento ao Cliente
    • Técnicas de Negociação
  4. Marketing de Eventos
    • ​Marketing e Divulgação Criativa dos eventos
    • Novas Tecnologias de Apoio à Divulgação dos Eventos
  5. Protocolo de Eventos
    • Recepção de autoridades/dignatários
    • Segurança de autoridades/dignatários
    • Apresentações, cumprimentos e cultura dos povos
    • Precedências de autoridades
    • Missões diplomáticas
    • Protocolo à mesa

Oratória para Guias de Turismo

O curso tem o objetivo de proporcionar dicas e técnicas para melhora de sua performance no ato de falar em público, comunicando com mais eficácia, na condução dos grupos em ônibus, ambientes abertos, parque aquático, navios, clubes, acampamentos, hotéis, entre outros.

Metodologia de treinamento utilizando dinâmicas ativo-participativas como: gravação da atuação dos participantes em vídeo e áudio individualmente; exercícios práticos das técnicas apresentadas; dinâmicas, filmes e trabalho de grupo.

  • Maior desenvoltura na fala
  • Falar com segurança
  • Evitar os erros mais cometidos

 

Treinamento utilizando dinâmicas ativo-participativas como:

  • Gravação da atuação dos participantes em vídeo e áudio individualmente.
  • Exercícios práticos das técnicas apresentadas.
  • Dinâmicas, filmes e trabalho de grupo.

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O Papel do Orador

  • Como lidar com o medo;
  • O perfil/competências face aos novos paradigmas de ensino e aprendizagem.

Análise e Desenvolvimento da Postura

  • Caminho da habilidade:
    • identificar as próprias dificuldades;
    • dispor-se a mudar;
    • Habilidade de motivar e estimular a participação dos ouvintes;
    • Empatia e Percepção atuando como facilitadores;
  • Comunicação corporal:
    • Ciclo comunicação verbal e não verbal:
    • voz, fala e linguagem;
    • Gestos e movimentação em cena.
  • Postura no palco – como transmitir segurança e credibilidade.

Planejamento de Apresentações e Utilização dos Recursos

  • Estrutura e desenvolvimento de uma apresentação;
  • Técnicas de quebra-gelo;
  • Planejamento didático de apresentação;
  • Recursos audiovisuais – usos e abusos, técnicas de utilização.

Simulação da Apresentação e Gravação: 

  • Auto-avaliação de sua atuação e feedback por parte do grupo e do instrutor

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